Diminuir o estresse sem estresse

 Diminuir o estresse sem deixar que essa preocupação se torne motivo de estresse

Diminuir o estresse é uma preocupação cada vez maior nos dias de hoje, pois esse vilão vem afetando a grande maioria da população mundial. Pesquisas sérias mostram que aproximadamente 75% da população do mundo inteiro sofrem com quadros extremos de estresse, por não saberem como lidar com as cobranças, imprevistos, expectativas, frustrações e exigências diárias. 

Você precisa aprender a gerenciar a tensão e ter mais qualidade de vida e bem estar. Neste artigo você verá dicas para se livrar do estresse e viver melhor.

Principais sintomas do estresse, a observação é fundamental

Observe a sua volta e aprenda a identificar o que te deixa estressado no dia a dia. Muitas vezes pequenas mudanças na sua rotina podem te poupar de muitos aborrecimentos.  Este é o primeiro passo para se livrar do estresse, identifique o que faz você sair do sério. Fique atento aos sinais que seu corpo lhe manda quando você está vivendo um momento de estresse e ansiedade geralmente a respiração fica alterada, há casos de sudorese intensa e até palpitações. Caso isso aconteça é o momento de respirar fundo e se possível sair do ambiente por alguns minutos para literalmente “esfriar a cabeça”.

Como controlar estresse e ansiedade, aceitando a realidade

Muitas vezes as pessoas vivem em martírio em uma luta constante com a realidade. Existem fatores que você não tem o poder de mudar, neste caso é melhor aceitar e aprender a conviver com a realidade. Vamos a um exemplo simples, o nosso transito caótico de cada dia, ele realmente traz um carga de estresse grande, mas você não vai conseguir mudar esta realidade, então se faz necessário minimizar este problema, ouça uma música relaxante no trajeto, saia de casa mais cedo, etc.

Diminuir o estresse, priorize essa idéia. Mulher sob estresse no transito

cardapio de alimentos saudaveis e balanceados

Para diminuir o estresse é imprescindível uma  alimentação saudável ela é se dúvida a base para uma boa saúde. O estresse faz com que você tenha um consumo maior de vitaminas e nutrientes do organismo.  Siga estas orientações para se alimentar melhor:

  • Inclua em seu cardápio diário, vegetais, frutas e cereais integrais
  • Aumente a ingestão de peixes como atum, salmão e a sardinha que são fontes de ômega 3
  • Mastigue calmamente os alimentos para facilitar a digestão e absorção dos nutrientes
  • Inclua nas suas refeições sementes de linhaça dourada
  • Beba um copo de água de 02 em 02 horas, manter-se hidratado é garantia de saúde

Beba sempre suco de laranja, acerola, goiaba, pois são ricos em vitamina C e auxiliam na produção da serotonina, bem conhecida como hormônio que sua ação sobre o cérebro promove uma alteração química capaz de proporcionar uma grande sensação de alegria que com certeza vai diminuir o estresse

Diminuir o estresse, priorize essa idéia copo-suco-de-acerola Diminuir o estresse, priorize essa idéia-goiaba com acerola

 Lazer e vida 

Dê atenção especial para seu lazer. Permita-se. Faça o que realmente gosta, vá ao cinema, teatro, shows, viaje mais, jogue “conversa fora” com os bons amigos ou simplesmente leia um livro. Você precisa de um tempo para ficar em paz consigo mesmo. Busque um hobby que lhe dê prazer: pintura, bordado, jardinagem entre outros.

Diminuir-o-estresse-priorize-essa-idéia-pes-na-areia

Atividade fisica e estresse 

Uma excelente opção contra estresse são as atividades físicas. Além de deixar o corpo em forma as atividades físicas também auxiliam na desintoxicação do organismo. O importante é sair definitivamente do sedentarismo. Certamente você vai encontrar uma atividade que vá de encontro com o seu perfil, vale tudo caminhada, Corrida, Pular corda, Natação, Ciclismo, Musculação, Spinning, Zumba entre outros. O que importa é mexer o corpo e diminuir o estresseDiminuir-o-estresse-priorize-essa-idéia-famíllia-bike

Além da atividade física, você sabia que deve exercitar também o cérebro? Veja como nesse vídeo da Supera Ginástica para o Cérebro.

Entendendo as raízes do estresse

Veja no blogdoosho, o que diz o osho sobre o estresse

Observe atentamente o seu corpo…

Seu alinhamento… Suas tensões…
Observe sua mente… Suas emoções…
Observe a sua respiração…
Perceba que a tensão nada tem a ver com algo fora de você, mas com o que está acontecendo em seu interior.
Você sempre encontrará uma desculpa externa para racionalizar sua tensão – o trânsito, a falta de dinheiro, o trabalho, sua esposa ou marido…
Porque simplesmente parece absurdo ficar tenso sem nenhuma razão.
Mas a tensão não está fora de você: ela reside em seu estilo de vida.
Você está sempre pensando em termos de passado ou de futuro e deixando passar o presente.
E isso gera tensão…
A respiração está diretamente relacionada ao seu padrão mental.
Então, respire conscientemente, suave e profundamente e observe os movimentos da mente – sua raiva, sua angústia, sua tristeza – se dissolvendo…
Observe o momento presente…
Permaneça no momento presente.
O ar simplesmente entra e sai pelas narinas…
E naturalmente você vai ficando mais calmo, sereno, tranqüilo…
Respire.

Muitas vezes é preciso ignorar algumas situações para nos preservarmos dessa forma diminuir o estresse. Lembre-se que sua saúde e seu bem estar devem estar sempre em primeiro lugar. Uma vida mais tranquila, certamente será uma vida mais feliz!

 

Imagens Google, se você é dono ou conhece e não gostaria de ver a imagem aqui, por favor entre em contato. Obrigada

 

 

 

 

 

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe agora!

Se gostou compartilhe com seus amigos e familiares!