Escolha uma Página

Cauterização ou queratinização capilar: Qual a diferença?

Cauterização ou queratinização capilar: Qual a diferença?

Cauterização ou queratinização, também conhecida como reconstrução, reestruturação ou nano queratinização são variações de nomes usados em salões ou por laboratórios fabricantes para um mesmo tipo de tratamento reconstrutor dos fios. Se trata de um “ choque de queratina que recompõe a fibra capilar, deixa o fio mais macio, sedoso e disciplinado. Acompanhe-nos nesse poste e saiba tudo sobre esse tratamento revolucionário!

Qual a melhor reconstrução capilar

Na verdade o que difere o resultado de um tratamento do outro é a qualidade do produto e a maneira como será feito o procedimento no caso de ser você mesma a aplicar, saiba que é preciso algum conhecimento e dedicação além de investir num bom produto. Os produtos a base de queratina têm a função de repor a queratina que é eliminada durante processos de alisamentos, colorações ou pela ação de agentes externos, como o sol e a água da piscina. Alguns com maior poder de reposição, outros nem tanto. Bons produtos além de repor a queratina deixam o cabelo maleável com aspecto de cabelo saudável, hidratado e selado, com brilho e emoliencia

O que é nanoqueratina 

Você sabia que a nano queratina é um sistema capaz de criar nano moléculas de queratina com maior poder de penetrar na fissura do fio? Uma molécula de nano queratina corresponde a um milésimo de milhão de uma molécula de queratina, ou seja, a 0,0000000001 de uma molécula de queratina. O fluido de queratina da Hidratage por exemplo é nano queratina, por isso o nome dele é fluído de queratina. Esta tecnologia permite reparar as fissuras do cabelo de uma forma poderosa. 

Composição da fibra capilar

Os fios estão constantemente expostos aos danos causados pelo clima, poluição, ao sol, à química e a outros fatores externos. Os fatores internos, como o estresse e a má alimentação que também contribuem para que os fios fiquem sem vida e quebradiços, porque perde sua estrutura capilar que é composta em 80% de queratina. Cauterização ou queratinização é o único tratamento que devolve 100% de vida a esse cabelo.

 A cauterização ou queratinização com a nano queratina  e outros componentes que serão usados no passo-a-passo do procedimento além de preencher as fissuras da fibra capilar, deposita em seu interior proteínas, micro moléculas de aminoácidos e outros ativos de reconstrução, como colágeno, pró vitamina B5 (D pantenol), queratina termo ativada e emulsões sílicas. O calor da chapinha de cerâmica é utilizado para fixar os nutrientes através da hidratação das moléculas no fio, o que evita que os nutrientes se percam em seguida. 

Cauterização ou queratinização capilar: Qual a diferença?

Para suprir a esta necessidade, foi criado a cauterização ou queratinização, ou outro daqueles nomes dez de que faça a reposição de queratina. Pois O tratamento será sem dúvida solução para cabelos quebradiços e sem brilho, principalmente entre aqueles que passaram por química.

Uma explicação mais popular definiria a cauterização como uma hidratação profunda que sela as escamas dos fios e suaviza as pontas duplas, o que permite eliminar o aspecto arrepiado dos cabelos. 

cauterização ou queratinização é indicada para tratar os fios muito danificados, que passaram por tratamentos químicos, como a escova progressiva, luzes e tinturas.

Para o tratamento são utilizados produtos específicos, e requer algum cuidado, para quem não tem conhecimento do procedimento é altamente recomendado  que essa técnica seja conduzida por um profissional qualificado. 

Como funciona a cauterização capilar

O processo de cauterização ou queratinização compreende em repor queratina, vitaminas e minerais diretamente na estrutura dos fios. É um tratamento mais profundo que a hidratação, como se tapasse os buracos existentes em sua estrutura. O profissional faz uma avaliação sobre o estado dos fios – se há descamação e pontas duplas, opacidade, e outros danos.

Cauterização ou queratinização capilar: Qual a diferença?

A avaliação é muito importante, pois se a pessoa não tiver com os fios tão danificados, o tratamento poderá desestruturar a fibra capilar pelo excesso de queratina, ou seja, o efeito contrário, saturado, grosso e frágil. No caso dos fios bem nutridos, há outras formas de garantir a reposição da queratina dos fios, mais leves.

O mesmo vale dizer para o intervalo entre um tratamento e outro: é necessário que haja um intervalo entre as aplicações. O procedimento pode ser feito quente ou a frio, variando conforme as instruções do fabricante do produto. O produto entra pelas escamas dos fios, nutrindo a fibra capilar. Para fechar as escamas e garantir um efeito mais duradouro, a selagem é importante.

Cauterização ou queratinização serve para alisar os fios?

O tratamento de cauterização ou queratinização deixa os cabelos mais macios, sedosos e uniformes, dando uma falsa impressão de um cabelo mais liso. Mas a sua função não é alisar. Para o alisamento, é preciso buscar outro tipo de tratamento – que tenha em sua fórmula substâncias como o hidróxido de sódio, o hidróxido de guanidina e o tioglicolato de amônia, entre outras.


  1. Veja o passo-a-passo da queratinização da Hidratage, como é prática e funcional.
    Lave os cabelos com um shampoo de preferência hidratante; (Que seja confiável)
    Retire o excesso de água com uma toalha e aplique o Fluido de Queratina Hidratage mecha a mecha de forma que envolva todos os fios alinhado as mechas com delicadeza;

  2. Deixe o produto agir por aproximadamente 20 minutos, em seguida sem enxaguar aplique o remineralizador da hidratage e enluve bem, pode pôr na touca térmica ou uma touca de banho para aquecer e deixe pausar por mais 20 minutos; 

  3. Enxágüe, aplique o creme termo protetor hidratage em toda a extensão dos cabelos para escovar e finalize como preferir 


Obss: Uma sugestão! Se preferir entre o passo 3 e 4 antes do remineralizador, depois de pausar 20 minutos. Aplique uma boa quantidade do restaurador termo protetor e pranche com a prancha de cerâmica em temperatura máxima de 160 graus com mechas grossas por três vezes rápidas cada mecha. Gosto muito desse resultado e minhas clientes também, a fibra fica selada, não ressecam e o tratamento dura por muito mais tempo.

Cauterização e queratinização

Com o que vimos aqui chegamos a concluzão que a queratinização é um avanço da cauterização, pois além de recuperar, ainda utiliza uma série de cremes hidratantes e máscaras capilares ricos em colágenos e elastina, que repõem o manto hidrolipídico dos fios, deixando-os saudáveis e macios

Você já fez cauterização ou queratinização? O que achou dos resultados? Comente!

Veja também

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe agora!

Se gostou compartilhe com seus amigos e familiares!