Cabelos vermelhos – dicas para manter a cor e o brilho

Cabelos vermelhos – dicas para manter a cor e o brilho

A cor de cabelos vermelhos é uma das que estão em alta entre as mulheres de personalidade forte. Antes de mais nada, quem pensa em aderir esse tom precisa entender que a pigmentação da tinta de cabelo vermelho pode sair dos fios em poucos dias.

Então, a sua pergunta ao começar a mudar o visual é o que fazer para não desbotar?

Para te ajudar a ter a tonalidade de vermelho dos sonhos separei algumas dicas para não desbotar os fios. Leia o artigo até o final e fique sabendo.

Cor de cabelos vermelhos – porque desbota tanto?

Em primeiro lugar, uma das causas dos tons de vermelho para o cabelo terem duração menor que as outras cores é o fato de serem feitas com pigmento nobre. Além disso, os materiais, em sua maioria, têm que ser importados pelas fábricas porque não existem no Brasil.

 

Em colorimetria, cabelos vermelhos são representados pela cor 6. Só para ilustrar, ao procurar uma tonalidade de vermelho, as mais indicadas para alcançar o tom de vermelhos especiais são:

  • 7.66
  • 6.66

Alfaparf-Evolution-Of-The-Color---PureReds Tinta para cabelo vermelho: como funciona?

 

Cor de cabelos vermelhos – dicas para não desbotar - cabelo longo

Quem já pintou o cabelo de vermelho pelo menos uma vez sabe que, no dia da coloração, o resultado é um tom intenso e luminoso, não é mesmo?

De acordo com Alejandro Valente, especialista em coloração, isso é resultado do tamanho do pigmento, que é menor em comparação as demais tonalidades de colorações.

O lado negativo disso tudo é que, o tamanho reduz o tempo de aderência ao fio, começando todo o desgaste do desbotamento.

Para quem está começando o melhor é contar com um profissional para deixar seu cabelo na cor desejada. Em último caso, se não for possível fazer isso siga a risca toda a recomendação do fabricante da coloração.

Por mais que o produto seja de qualidade, se o tempo de ação não for respeitado o cabelo pode ficar em uma nuance diferente da que você imaginou.

Alejandro conta os segredos do vermelho ideal no vídeo abaixo:

Cor de cabelos vermelhos – dicas para não desbotar

Ao colorir enxágue retirando apenas o excesso da tinta.

Os cabeleireiros experientes alertam que o contato com a água no lavatório não pode ser demorado. Ao propósito, o cabelo molhado abre as escamas do fio e, muito tempo na água deixará o seu cabelo com reflexo alaranjado ao invés de vermelho.

Cor de cabelos vermelhos – dicas para não desbotar

O processo correto é:

  • Passar a coloração
  • Retirar o excesso com água
  • Condicionar para selar as cutículas

Sobretudo, não é necessário usar shampoo quando for colorir ou aplicar tonalizante na cor de cabelos vermelhos.

Use shampoo com PH balanceado

Apesar de ser necessária, a higienização deve ser feita com cuidado. Você sabia que, a maioria dos produtos retira a cor de cabelos vermelhos?

Com o intuito de manter a tonalidade e não desbotar use um shampoo com PH de, no máximo, 5,5. O PH baixo evita que a cutícula dilate, preservando os pigmentos dentro do fio.

Se acaso a informação do PH não estiver na embalagem, pela cor é possível ter uma base. Em geral, shampoos transparentes limpam mais, então tem o PH alto, por outro lado, shampoos perolados hidratam nas lavagens pois seu PH é baixo.

A frequência de lavagens também deve ser avaliada, o ideal é esperar no mínimo 48 horas entre uma lavagem e outra.

Invista em condicionadores ultra hidratantes

Às vezes, o que faz o cabelo desbotar é o ressecamento. Mulheres de cabelo vermelho, da mesma forma que o shampoo, precisam escolher um tratamento condicionante de qualidade para manter a tinta de cabelo.

Assim, o condicionador ideal deve ter PH mais baixo que o dos fios. Invista em linhas com PH que estejam entre 2,5 e 3,5 pois são melhores para selar o cabelo e dar brilho.

Prefira a água fria

O enxágue com a temperatura da água mais baixa é doador de brilho e auxilia o cabelo a reter os produtos hidratantes que você usar.

Tenha um shampoo a seco para emergências

No momento em que o cabelo estiver oleoso é possível usar o shampoo a seco para controlar a oleosidade e conseguir esperar até o dia seguinte para lavar o cabelo.

Quem tem o dia corrido também pode usar o produto se aparecer um compromisso de última hora para reavivar o visual.

Faça uma hidratação profunda uma vez por semana

Cor de cabelos vermelhos – dicas para não desbotar-mascara de hidratação profunda

 

Por certo, as hidratações precisam ter espaço na agenda de quem usa tons vermelhos. Você pode criar uma rotina de cuidados com o cabelo, por exemplo:

  • Semana 01: máscara de hidratação
  • Semana 02: umectação com óleo natural (coco, azeite, semente de uva ou argan)
  • Semana 03: máscara tonalizante para cabelo vermelho
  • Semana 04: máscara caseira

Máscara caseira para os fios não desbotarem

Sob o mesmo ponto de vista existem muitas receitas caseiras para hidratar os fios disponíveis na internet. Encontrei uma bem interessante com itens que temos em casa, veja como é fácil.

  • Meia banana
  • Meio abacate
  • 01 ovo
  • 01 copo de leite de coco
  • 01 colher de mel

Modo de uso: amasse a banana e o abacate, misture como o leite de coco, mel e ovo até ficar homogêneo. Aplique nos fios por meia hora. Enxágue com água fria e higienize os cabelos como de costume.

Truques do dia a dia para o cabelo vermelho não desbotar

Agora que você sabe a forma certa de tingir os fios, compartilho algumas ideias para manter o cabelo vermelho bonito durante o dia.

Coloque um filtro no chuveiro

Pouca gente se dá conta que a água encanada contém cloro e minerais que podem desbotar o cabelo vermelho. Uma vez que existem duchas que podem ser acopladas com filtro, essa pode ser uma solução para aumentar a intensidade da cor.

Use touca de natação

Durante o verão e nos dias de calor se refrescar é sempre bom. Mas, não esqueça de proteger os fios usando touca. Ah, a água doce não altera a cor dos tons vermelhos, porém ao entrar no mar e piscina é bom se proteger.

Proteja o cabelo vermelho do sol

A luz solar não apenas desbota as cores de cabelo vermelho como também pode ressecar. Se cuide com essas dicas:

  • Use chapéu ou boné
  • Tenha um leave-in com filtro solar
  • Passe protetor térmico, já que é um produto que protege de todas as fontes de calor, inclusive a exposição ao sol quente.

protetor-térmico-keune

Viu só como é possível ter um cabelo lindo e vermelho? Depois desse guia completo com dicas para não desbotar certamente você vai ser o centro das atenções a partir de agora! Aproveite!

Imagens do Pinterest: Se você é dono ou conhece e não gostaria de ver a imagem aqui, por favor entre em contato. Obrigada

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe agora!

Se gostou compartilhe com seus amigos e familiares!